Iniciando a minha horta - Primeiros passos

Após conversar com alguns amigos resolvi começar a minha horta. Desenhei o projecto, mas como necessitava de organizar o espaço no meu terreno e fazer algumas remodelações, comecei por uma horta temporária até ter tudo organizado.


Limpei então um pequeno espaço de cerca de 8x4m. Cavei o terreno e, tendo em vista o que pretendia plantar, fiz armações em cana da índia e rede para legumes de trepar. Afastei a tubagem de rega automática e criei regos de rega, pois queria experimentar a fazer a horta do método antigamente utilizado.


Após o terreno preparado, comprei e deram-me plântulas de alface frisada, pimentos verdes, pimentos padron, tomateiros coração de boi e xuxa, melancias, melões, meloas, courgettes, beringelas, pepinos, feijão verde de trepar e feijão rasteiro amarelo. Dispus os mesmos em filas por espécie.


A primeira etapa esta concluída e comecei então um outro trabalho, limpar a parte do pomar, que estava cheio de ervas, devido a um relativo abandono de três anos. Recuperei a vedação que divide o pomar da zona de arbustos decorativos e dividi o pomar em duas zonas, uma destinada a ter criação (galinhas, patos, perus, ...) e outra onde aos poucos será construída a horta principal, com zona de cultura no chão, zona de cultura em caixas elevadas, estufa e viveiros.
Comprei então uma série de galinhas poedeiras, frangos, patos, fracas e dois gansos que apesar de terem uma zona de abrigo circulam livremente pela área de pomar que lhes é destinada.


Tratei e podei as árvores de fruto.


Sempre gostei de criar as minhas coisas desde o início e como tal comprei sementes de plantas que me interessavam, comprei viveiros e comecei então a dar vida aos meus legumes.



Após estes trabalhos comecei então a fase de limpeza e organização do restante pomar. Mondei, arranquei alguns arbustos, adubei a terra e iniciei a fase de culturas em terra da futura horta principal. De modo a evitar o imenso trabalho de apanhar as ervas, coloquei tapetes de tela anti-ervas sobre a terra, criando aberturas para as plantas.


Neste espaço apenas coloquei plantas por mim criadas em viveiro. Seleccionei as seguintes espécies:
Tomate Azul Bosque
Milho morango
Pepino Sikkin
Pepino limão
Tomate banana pernas
Feijão roxo de trepar
Tomate Preto Gigante Heirloom
Fasolia - Feijão Gigante
Tomate Limão Plum
Tomate Napoles
Acelgas Rainbow
Tomate cereja vermelho
Couve-flor italian romanesco
Cenouras Atomic Red
Cenouras Purple Dragon
Cenouras Solar Yellow
Tomate cereja Branco
Tomate cereja preto
Beterraba exótica Chioggia
Pimento Chocolate Beauty
Rabanetes Black Spanish
Couve de Bruxelas


Feita a plantação, há que esperar, com paciência mas com muito entusiasmo.

Entretanto, passado cerca de mês e meio, a horta inicial começa a apresentar os primeiros resultados:

















No pomar, as frutas da época abrem o apetite e as de inverno começam a "rebentar"




















Quanto à criação, é vê-los crescer.



Sabendo que na natureza a "mistura" é espontânea, em conjunto com os legumes, deixo que as flores cresçam

e que os bichos desempenhem o seu papel, nomeadamente a polinização


Muitas outras novidades aguardam apresentação nos meus viveiros


(Poderá aceder a mais fotografias clicando aqui)

































4 comentários:

  1. Antero , parabéns pela horta !! Onde arranjaste as sementes de plantas tão interessantes e com cores tão diferentes daquelas que habitualmente consumimos? Nós também iniciámos este ano uma experiência de horta mas ficámo-nos pela paleta de cores tradicional: tomates vermelhos, pimentos verdes etc.
    Boas colheitas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elia, obrigado pela tua participação e comentário.
      Quanto às sementes faço pesquisa na net buscando algo diferente.Mandei vir sementes de França, da Sérvia, ... mas com de serem naturais, não mutações ou transgénicos.
      Para o próximo ano terei certamente sementes para oferecer.
      Claro que além das sementes de legumes mais exóticos e gourmet também tenho os tradicionalmente portugueses.

      Eliminar
  2. Olá Antero. Muitos parabéns por este espaço e, naturalmente pela horta que lhe deu origem. Está um tudo muito organizado e bem cuidado. Fiquei agradavelmente surpreendido pela paixão pela jardinagem e agricultura.
    Já agora se tiver aves de capoeira em número que lhe possibilite vender algumas, serei um potencial comprador. Diga-me o que tiver que pode ser que façamos negócio. Isto é, se quiser fazer negócios ocm um sportinguista, eheheeh!
    Um abraço e continue a mostrar esse magnífico trabalho que desenvolve.
    Fred

    ResponderEliminar
  3. NOSSA, QUANTA BELEZA, QUANTA EXUBERÂNCIA DA NATUREZA.....JUNTO COM AS SUAS MÃOS CUIDADOSAS...ENCHI AS VISTAS COM TANTA MARAVILHA, TAO CUIDADINHO!!!PARABENS MIL VEZES!!!!

    ResponderEliminar

Top 5