Movimentos na horta, no pomar e no jardim


Após um período sem grande actividade no jardim, no pomar e na horta, por reestruturação dos mesmos, de modo a ficarem mais funcionais, reiniciei na passada semana os trabalhos de "jardineiro/agricultor".
Apesar de os trabalhos de remodelação ainda não estarem concluídos, o espaço destinado à horta já tem um tamanho suficiente para iniciar as actividades (aprox. 20mx12m). O espaço final irá ser em L com  aproximadamente um dimensão de 30mx12m na base e 15mx18m na "perna" do L. 
Todo os espaço já tem a terra trabalhada, estrumada e com regos criados.
De criação nos meus viveiros, transplantei nos últimos dias, para os locais definitivos as seguintes espécies, das quais irei dando notícias escritas e fotográficas, durante o ciclo de desenvolvimento:
- Tomateiros:  Roma, Coração de Boi, Green Zebra, Banana Legs, Azul do Bosque, Gigante Italiano, Black Giant, Cereja branco, oreto e vermelho, Clementine, Lemon Plum, Xuxa, Xuxa Mini, Kumano (preto)e Napolitano; 
- Pimenteiros: Verde, Laranja Algarvio, Amarelo, Amarelo d' Astra Giallo, Branco, Padron e Chocolate;
- Pepinos: Cocumber, Lemon, Anão de Paris e Ashley; 
- Feijão: Verde "Buenos Aires" (Trepar), Verde (Mata Baixa), Violeta, Nectar Gold (trepar), Contender Convarese Rocquencourt;
- Courgette: Patidon e Black Beauty;
E ainda: Beterraba exótica, Abóbora Menina, Abóbora Baby Boo, Abóbora Gemstor, Abóbora Patisson, Abóbora Gila,  vários tipos de Malaguetas e Habaneros, Beringelas, Melão Branco (Ribatejo), Melão Valenciano Tenoral, Melão Pele de Sapo, Meloa Cantalupe, Melancia, Milho Doce , Milho Morango, Milho Azul, Milho Preto, Quiabos, Rabanetes Pretos, Rabanetes Vermelhos, Rabanos, Beterraba Pop-Up, várias espécies de cerejas, Batatas Roxas (interior roxo) e outras batatas, Alfaces, Plantas Aromáticas e algumas novidades e surpresas que a seu tempo descreverei.
(Se tudo produzir como previsto devo ter que ir vender para o mercado :) )

No pomar, plantei Tamarillos, Physalias Verdes, Roxas e Laranja, Morangos vermelhos, amarelos, pretos e brancos.

No jardim foi feita uma reestruturação e limpas algumas palmeiras e derrubadas outras e aguarda a plantação de novas Bowgainvilleas, Lupinos, Glicínias, Clematites e Petúnias

Pimento Chocolate



5 comentários:

  1. Cheguei aqui por mero acaso e fiquei presa ao interesse dos textos e à belezas das fotos. Vou ter que arranjar mais tempo para conseguir continuar a aprendizagem que hoje iniciei aqui. Parabéns pelo seu trabalho. Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Tenho estado um pouco "ausente" do blog por alteração no ewspaço e restruturação total da minha horta. Prometo no entanto, retornar brevemente com muitas novidades e fotos.

      Eliminar
  2. Afinal encontrei o blogue!:)
    Que belos legumes... e alguns bem invulgares, que não costumo ver pelos mercados e hipermercados, como os pimentos chocolate! O sabor assemelha-se a alguma das cores mais usuais?

    Abraço,
    Olivia

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Olivia.
    O blog tem estado um pouco parado. Só em Janeiro vou reactivar o mesmo.
    Os sabores são idênticos aos dos produtos habituais, apenas uns são um nadinha mais adocicados ou picantes, mas na essência o sabor é igual :)

    ResponderEliminar

Top 5